domingo, 12 de abril de 2015

Coxinha de frango

Coxinha de Frango

A coxinha é um salgadinho brasileiro, de origem paulista, também comum em Portugal, à base de massa feita com farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado de frango temperado.

Contato e orçamento:
karen.docemania@gmail.com

Cel.: (11) 94036-9844
Cel.: (11) 94497-8876
Ingredientes:

Recheio:

4 tabletes de Caldo de Galinha
1 quilo de peito de frango
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola ralada
meia xícara (chá) de salsa picada

Massa:
3 batatas médias (cerca de 500 g)
150 g de manteiga
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
Montagem
farinha de rosca para empanar
4 ovos batidos
óleo para fritar
(Preparo)

Recheio:
Em uma panela, coloque 6 xícaras (chá) de água, 3 tabletes de Caldo de galinha, o peito de frango, as batatas e leve ao fogo, mexendo até o Caldo dissolver. Deixe cozinhar até ficar macio. Esprema as batatas ainda quentes e reserve-as. Reserve também o caldo do cozimento. Desfie o frango. Em uma panela, aqueça o óleo e doure levemente a cebola. Junte o frango desfiado, o Caldo restante e refogue bem, mexendo sempre, até dissolver o tablete completamente Acrescente a salsa, misture e deixe esfriar.

Massa:
Em uma panela grande, coloque as batatas espremidas com o caldo do cozimento e a manteiga e deixe levantar fervura. Junte a farinha de trigo de uma só vez, mexendo vigorosamente, até obter uma massa homogênea. Cozinhe por mais alguns minutos, mexendo sempre até a massa estar bem cozida e desgrudar do fundo da panela. Despeje sobre uma superfície e sove a massa delicadamente até esfriar.

Montagem:
Abra pequenas porções da massa na palma da mão e recheie. Modele no formato de coxinhas, passe-as pela farinha de rosca, pelos ovos batidos e novamente pela farinha de rosca. Frite-as em óleo quente, escorra-as em papel toalha.

DICAS:
- Importante: o caldo do cozimento do frango deve ser suficiente para 5 xícaras (chá). Caso falte, complete com água para o preparo da massa.
- Na organização de suas festas, procure equilibrar o cardápio oferecendo sucos de frutas e aperitivos com legumes e verduras, além de salgadinhos.
- Dê preferência aos salgadinhos assados, pois, além de mais práticos na hora de aquecer, são mais saudáveis.
Congelamento:
Se desejar, congele as coxinhas já empanadas porém sem estarem fritas. Embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, frite-as em óleo quente.

Sobre a receita
Rendimento: 80 coxinhas
Categoria da Receita: Festas/Coquetéis

Nenhum comentário:

Postar um comentário