domingo, 1 de março de 2015

Cupcakes

CUPCAKES

Bolo de copo, bolo de forminha ou cupcake, é um pequeno bolo designado para servir uma única pessoa, frequentemente assado em um pequeno copo de papel alumínio.

O cupcake é um bolinho de origem inglesa, seu nome original é fairy cake, em português bolo de fada. Entretanto, depois de se tornar famoso nos Estados Unidos ganhou o nome de cupcake (bolo de xícara), pois sua receita é feita usando xícaras como medida. Como antigamente o normal era que as receitas fossem feitas com os ingredientes medidos em peso, o nome acabou pegando. Além disso, eles eram assados em xícaras, o que fortaleceu ainda mais a ideia do nome cupcake.

Eles são bastante semelhantes aos muffins, mas se diferenciam por serem mais leves e por serem mais decorados. São tão bonitos e delicados que parecem mesmo ter sido feitos por fadas. No Brasil, os cupcakes já são presença garantidas nas festas, em especial nas infantis. São também usados como lembrancinhas de festas, batizados, nascimento, etc.

O cupcake tradicional era feito com baunilha com cobertura de fondant. Atualmente, ele já conta com diversas variações de receitas, modo de preparo e sabores. Há cupcakes simples, os com cobertura e recheio.


 







 

 




Receita básica de cupcake

Ingredientes

1 colher (sopa) de baunilha - 12 ml
1 colher (sopa) de fermento em pó - 12 gr
220 ml de leite
4 ovos
350 gramas de açúcar refinado
220 gramas de margarina sem sal em temperatura ambiente
350 gramas de farinha de trigo peneirada
2 gramas de sal

Instruções

Na tigela da batedeira coloque açúcar refinado e a manteiga em temperatura ambiente e bata até ficar no ponto esbranquiçado.
Adicione os ovos um a um com a batedeira ligada e bata.
Em outra tigela, adicione a baunilha no leite e reserve.
Em outra tigela coloque a farinha de trigo sem fermento mais o fermento em pó e o sal misture.
Adicione a massa do cupcake, um pouco da farinha e um pouco do leite e misture levemente.
Adicione o restante da farinha e do leite.
Mexa levemente e a massa estará pronta.
Quando a massa ficar homogênea, é a hora de preencher as forminhas. Coloque as forminhas de papel posicionadas sobre as de alumínio e preencha até a metade com a massa.
Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos, mas verifique de tempos em tempos, pois o tempo pode depender de forno para forno.

A receita acima é a massa básica do cupcake, depois de pronto, você pode incrementá-lo com diversas coberturas e recheios. Confira algumas dicas:

Recheio: O recheio poderá ser de brigadeiro, geleia, cremes, doce de leite, etc. Para rechear basta furar o bolinho pronto, colocar o recheio e tampar com a própria massa retirada.

Cobertura: A cobertura também pode ser feita em diversos sabores, como: brigadeiro preto e branco, chantili branco ou colorido, etc. Para finalizar poderá usar chocolate granulado, coco, confeitos coloridos, confete de chocolate, pedaços de frutas, etc.

Contato e orçamento:
karen.docemania@gmail.com

Cel.: (11) 94036-9844
Cel.: (11) 94497-8876
Informações Nutricionais

Cupcake
Quantidade por 100 gramas
Calorias 305
Lípido
3,7 g
Gordura saturada
1,1 g
Gordura polinsaturada
0,5 g
Gordura monoinsaturada
1,8 g
Colesterol
0 mg
Sódio
413 mg
Potássio
224 mg
Carboidrato
67 g
Fibra dietética
4,3 g
Proteína
4,3 g
Cafeína
2 mg
Vitamina A
0 IU
Vitamina C
0 mg
Cálcio
36 mg
Ferro
1,5 mg
Vitamina B6
0 mg
Vitamina B12
0 µg
Magnésio
25 mg



Nenhum comentário:

Postar um comentário